Vozes do Centro

Na intervenção social é preciso, hoje mais que nunca, inovar e ousar com criatividade, para se chegar mais longe e ao mesmo tempo mais perto de cada pessoa, de cada instituição, de cada grupo. O Núcleo Regional do Centro da REAPN surge como um “esforço” em congregar acções que levem ao desenvolvimento sustentado de toda a Região onde os seis núcleos distritais da Rede Europeia Anti-Pobreza / Portugal desenvolvem a sua intervenção.

quarta-feira, 18 de outubro de 2006

Segurança Social disponibiliza 1,2 milhões de euros para projectos no distrito

Cerca de 1,2 milhões de euros foi o montante disponibilizado pelo Centro Distrital de Segurança Social de Leiria (CDSS) nos últimos 12 meses, para projectos de intervenção e desenvolvimento social.Esta verba compreende um total de 14 projectos, direccionados para crianças, séniores, toxicodependentes, famílias carenciadas, desestruturadas, desempregados, entre outros públicos, revelou ontem ao Diário de Leiria Fernando Gonçalves, director do CDSS, à margem da I Mostra de Projectos Sociais que decorreu na ESTG."Os projectos são um mundo de diversidade", assim como as problemáticas que lhes estão associadas, afirmou o responsável. Todos os projectos que a Segurança Social está a apoiar obedeceram a um critério duplo: "qualidade dos projectos e necessidade versus prioridade da resposta que pretendem dar". "Têm de ter consistência". Contudo, depois de aprovados, a Segurança Social assume um papel de "sindicância". "Não é só transferir verbas. Os nossos técnicos acompanham o que está a ser feito", e verificam "se o projecto está a ser fiel à candidatura que foi aprovada". Isto porque, desvirtuando a candidatura inicial, o projecto "pode perder qualidade", explicou Fernando Gonçalves. "A matriz essencial tem de ser mantida"."Na generalidade, no distrito, os projectos têm essa qualidade", assegurou o responsável. Primeira mostra de projectos sociais
A I Mostra de Projectos Sociais do Distrito de Leiria foi organizada pelo Núcleo de Leiria da Rede Europeia Anti-Pobreza/Portugal (REAPN).A iniciativa, que assinalou o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, teve como objectivo dar a perceber o tipo de trabalho que está a ser feito no distrito através de vários projectos de intervenção comunitária, assim como as linhas por que se orientam. Para Fernando Gonçalves, director do CDSS, esta mostra "é uma iniciativa extraordinária" porque permite a troca de conhecimentos, metodologias, de problemáticas e dificuldades. Trata-se de uma ocasião que "enriquece todos" os participantes.Entre os 75 inscritos nesta mostra, estiveram pessoas ligadas à área social como técnicos de Serviço Social, psicólogos e estudantes.Foram apresentados, por instituições associadas da REAPN, projectos de intervenção em desenvolvimento nos concelhos de Peniche, Alcobaça, Leiria, Marinha Grande e Figueiró dos Vinhos."A REAPN trabalha muito a vertente da informação", disse ao nosso jornal Patrícia Grilo, técnica do núcleo de Leiria, para explicar a organização da mostra. "Os técnicos e as próprias instituições trabalham isolados". Com esta iniciativa, são fornecidos "novos instrumentos de trabalho".De acrescentar que a REAPN deverá concluir, até ao final do ano, início do próximo, um levantamento da situação social do distrito. Este trabalho está a ser desenvolvido com a Escola Superior de Educação de Leiria, no âmbito do projecto 'Identidade e Diversidade'.Segundo Patrícia Grilo, este estudo servirá de "plataforma" para intervir no futuro.
in Diário de Leiria, por Susana Abrantes

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial