Vozes do Centro

Na intervenção social é preciso, hoje mais que nunca, inovar e ousar com criatividade, para se chegar mais longe e ao mesmo tempo mais perto de cada pessoa, de cada instituição, de cada grupo. O Núcleo Regional do Centro da REAPN surge como um “esforço” em congregar acções que levem ao desenvolvimento sustentado de toda a Região onde os seis núcleos distritais da Rede Europeia Anti-Pobreza / Portugal desenvolvem a sua intervenção.

quinta-feira, 29 de março de 2007

Famílias Pobres: Desafios à Intervenção Social



Famílias Pobres: Desafios à Intervenção Social
Preço: 14 € Desconto: 10 % Preço final: 12.6€



Descrição:
A intervenção social constitui um dos mais fortes instrumentos da política social e exige uma reflexão profunda acerca dos seus pressupostos teóricos e epistemológicos e da validade dos seus modelos mais consolidados perante as transformações no nosso modo de entender a vulnerabilidade social. As famílias multiproblemáticas pobres encontram-se entre os grupos populacionais com mais dificuldades, ao mesmo tempo que se incluem nos grupos mais difíceis de ajudar. Assim, é fundamental repensar as formas de intervir com estas famílias, sendo que esta transformação terá de se efectuar de modo complementar a diversos níveis: a compreensão do funcionamento e estrutura das famílias, a reformulação das estratégias de intervenção com as famílias e as políticas sociais que organizam os apoios disponíveis. O objectivo deste livro é divulgar recentes resultados de investigação que dão algumas pistas sobre o como repensar a intervenção com famílias multiproblemáticas pobres, de modo a ajudá-las a viver uma vida melhor.

quarta-feira, 21 de março de 2007

Fórum "Olhares sobre a Deficiência: Concertar Actuações / Despertar Consciências"

O Núcleo Regional do Centro da REAPN escolheu o ano 2007, “Ano Europeu para a Igualdade de Oportunidades”, para colocar a temática da Deficiência em debate. Para tal, irá realizar dois fóruns intitulados “Olhares sobre a Deficiência: Concertar actuações / Despertar consciências” no dia 23 de Março, na Guarda e no dia 28 de Março, em Fátima, bem como um Seminário Regional, em Dezembro, em Coimbra, com vista a apresentar as conclusões e um conjunto de propostas concretas às entidades (públicas e privadas) com responsabilidades nesta área de intervenção.

Os referidos fóruns serão constituídos por uma sessão de abertura seguida de uma sessão plenária, a realizar durante o período da manhã, e quatro workshops, a realizar durante o período da tarde e em simultâneo. As temáticas a desenvolver nesses workshops serão: 1) Envelhecimento das famílias com pessoas com deficiência; 2) Mobilidade e Acessibilidade para todos; 3) Alternativas à institucionalização e 4) (Des)Continuidade no processo de intervenção das pessoas com deficiência.

Em termos de público-alvo, serão convidados todos os actores que estejam directamente relacionados com esta temática (área da educação; formação; emprego, habitação; saúde; as instituições da deficiência e os próprios deficientes e seus familiares).

Neste sentido, vimos por este meio, convidar Vossas Ex.as a participarem nos Fóruns que estamos a organizar, o que se irá realizar na Guarda, a 23 de Março, no Instituto Politécnico da Guarda, e o que se irá realizar em Fátima, a 28 de Março, no Centro de Estudos de Fátima.



Para confirmar as presenças é favor contactar os Núcleos da Guarda (T:271227506) e de Santarém (243306279).