Vozes do Centro

Na intervenção social é preciso, hoje mais que nunca, inovar e ousar com criatividade, para se chegar mais longe e ao mesmo tempo mais perto de cada pessoa, de cada instituição, de cada grupo. O Núcleo Regional do Centro da REAPN surge como um “esforço” em congregar acções que levem ao desenvolvimento sustentado de toda a Região onde os seis núcleos distritais da Rede Europeia Anti-Pobreza / Portugal desenvolvem a sua intervenção.

quarta-feira, 18 de abril de 2007

Workshop "A Dimensão Avaliação na Intervenção Social"

No âmbito do Plano de Actividades para 2007, o Núcleo Distrital da Guarda da REAPN está a organizar um Workshop sobre “A Dimensão Avaliação na Intervenção Social”, que se irá realizar nos dias 26 e 27 de Abril (quinta e sexta-feira), com início às 09h30, no auditório da Associação Empresarial da Guarda. Este Workshop é inserido na temática da Qualidade que o Núcleo da Guarda privilegia em 2007, sendo este o primeiro de 2 workshops a desenvolver nesta área.

Este Workshop, dinamizado pelo Prof. Dr. Rogério Roque Amaro, é destinado a dirigentes, técnicos, utentes, voluntários e outros colaboradores de IPSS, Misericórdias, Associações, Fundações, Projectos e Redes Sociais do distrito da Guarda e pretende promover um conhecimento mais aprofundado sobre a avaliação na intervenção social e sensibilizar para a sua importância e implementação.

É neste sentido que vimos convidar a vossa instituição para participar neste Workshop. Para tal devem inscrever-se até 23 de Abril enviando a ficha de inscrição devidamente preenchida para os contactos do Núcleo, sendo fundamental confirmar a inscrição telefonicamente. É importante ressalvar que o Workshop é limitado a 30 participantes (2 por instituição), sendo os critérios de selecção a condição perante a associação à REAPN e a ordem de chegada das inscrições.

Contactos:
Núcleo Distrital da Guarda da REAPN
Rua Pedro Álvares Cabral, n.º 29 R/C Esq.
6300-745 Guarda
Telefone: 271 227 506
Fax: 271 227 507
E-mail: guarda@reapn.org

Para aceder ao programa: www.reapn.org

segunda-feira, 16 de abril de 2007

II Mostra de Projectos Sociais do Distrito de Leiria

O Centro de Investigação Identidade(s) e Diversidade(s), a Direcção do Curso de Serviço Social da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Leiria (ESE- IPLeiria) e o Núcleo Distrital de Leiria da REAPN vão organizar a II Mostra de Projectos Sociais do Distrito de Leiria “Em busca de caminhos integrados para o desenvolvimento social – experiências do distrito de Leiria”, no dia 9 de Maio de 2007, pelas 9:30h, no INDEA - Instituto de Investigação, Desenvolvimento e Estudos Avançados (antiga Escola Superior de Enfermagem), em Leiria.

A II Mostra de Projectos Sociais do Distrito de Leiria pretende, numa lógica de continuidade, a) promover o conhecimento dos projectos sociais e, consequentemente, novas metodologias e instrumento de trabalho que poderão ser apropriadas e adaptadas para futuras intervenções, como b) sensibilizar para a importância de diversos factores considerados fundamentais na intervenção social - a parceria, a territorialidade, a participação, o empowerment – que, conjugados, permitem a prossecução de um objectivo comum: a luta contra a pobreza e exclusão social e, como tal, a promoção do desenvolvimento social local.

Serão apresentados 10 projectos de intervenção comunitária, em simultâneo, no âmbito do POEFDS; PROGRIDE e Programa Escolhas, em dez salas diferentes, onde em cada uma os participantes estarão organizados em grupos de 15, integrando a apresentação dos projectos de forma rotativa.

Inscrições até 3 de Maio de 2007, para:
Núcleo Distrital de Leiria da REAPN
Rua Capitão Mouzinho de Albuquerque, 107, 1.ª Dto
2400-194 Leiria
Tel: 244 837 228
Fax: 244 837 229
E-Mail: leiria@reapn.org

Preço da inscrição: 5€
Para aceder ao programa: www.reapn.org