Vozes do Centro

Na intervenção social é preciso, hoje mais que nunca, inovar e ousar com criatividade, para se chegar mais longe e ao mesmo tempo mais perto de cada pessoa, de cada instituição, de cada grupo. O Núcleo Regional do Centro da REAPN surge como um “esforço” em congregar acções que levem ao desenvolvimento sustentado de toda a Região onde os seis núcleos distritais da Rede Europeia Anti-Pobreza / Portugal desenvolvem a sua intervenção.

sexta-feira, 29 de setembro de 2006

I Mostra de Projectos Sociais do Distrito de Leiria

A pobreza entendida como fenómeno complexo e multidimensional, requer uma abordagem integrada e concertada, na procura de soluções para a sua erradicação/atenuação. Assim, não descurando as políticas tradicionais ou assistenciais, porque são igualmente necessárias, a ênfase tem vindo a deslocar-se para as políticas que implicam uma abordagem mais activa quer por parte do Estado, quer por parte da sociedade civil, quer, ainda, por parte dos próprios destinatários das políticas, ultrapassando, desta forma, a lógica sectorial, fragmentada e centralizada que tem vindo a caracterizar as políticas tradicionais. A abordagem por projecto tem assim e, em contraponto com a abordagem por serviço, adquirido relevo na intervenção social, regendo-se pelos princípios da parceria, participação e subsidiariedade.

Neste sentido e, dado que existem vários projectos de intervenção comunitária a serem desenvolvidos no distrito de Leiria que se regem pelos princípios acima expostos, o Núcleo Distrital de Leiria da Rede Europeia Anti-Pobreza/Portugal (REAPN), no âmbito da comemoração do Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, irá promover uma I Mostra de Projectos Sociais do Distrito de Leiria, a ter lugar no dia 17 de Outubro de 2006, pelas 9:30m, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Leiria, na sala 0.0.

Irá proceder-se à apresentação de 10 projectos de intervenção comunitária em simultâneo (Programa Escolhas, Programa Ser Criança, Progride, Iniciativa Comunitária EQUAL, POEFDS), através da utilização da metodologia world café. Esta metodologia permite em, pequenos grupos e de uma forma informal, a troca de informação, de experiências e de conhecimentos mais frutífera fugindo, assim, ao formato expositivo que normalmente se vem associando a iniciativas deste género. Pretende-se, assim, perceber qual o impacto destes projectos na vida da população em situação de pobreza e de exclusão social.

Esta Mostra é dirigida à comunidade em geral e aos dirigentes e técnicos de intervenção social em particular.Para mais informações não hesite em contactar o Núcleo Distrital de Leiria, através do e-mail: leiria@reapn.org ou pelo telefone: 244 837 228.
Participe!

segunda-feira, 25 de setembro de 2006

Acção de Formação "Gestão de Instituições de Solidariedade Social"

O Núcleo Distrital da Guarda da REAPN está a promover a realização da Acção de Formação “Gestão de Instituições de Solidariedade Social”, dirigida a técnicos, dirigentes e voluntários de IPSS’s, Associações, Misericórdias, Fundações, Projectos, entre outros.

Esta Acção de Formação terá um total de 48 horas, divididas por 6 horas/dia (quartas-feiras) em horário laboral 09h30-12h30 / 14h00-17h00, nas seguintes datas: 27 de Setembro, 4, 11, 18 e 25 de Outubro, 8, 15 e 22 de Novembro.

O local de realização da Acção de Formação será a Casa de Saúde Bento Menni, na Guarda, para um máximo de 25 participantes.

Para mais informações: 271 227 506 / guarda@reapn.org

terça-feira, 19 de setembro de 2006

Boletim Informativo VOZES DO CENTRO N.º 1

Em 2005, dado o crescimento da REAPN e a sua implementação territorial ao nível de todos os 18 distritos, sentiu-se a necessidade de criar uma estrutura meso que facilitasse a articulação entre a estrutura macro (nacional) e a estrutura micro (distrital). Nesse âmbito foram criados três Núcleos Regionais sendo que o Núcleo Regional do Centro é constituído pelos Núcleos de Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria, Santarém e Viseu.

Uma das competências destas novas estruturas descentralizadas é a criação de um sistema de informação regional. Nesse âmbito, o Núcleo Regional do Centro criou já dois novos instrumentos: este blog e um novo Boletim. Este último foi desenvolvido numa perspectiva de substituição e melhoria em termos de qualidade e de conteúdos dos boletins informativos distritais existentes. Este novo boletim tem como objectivos a disseminação de informação e conhecimento, a abordagem de temáticas por especialistas e a partilha de experiências e boas práticas ao nível regional. Este é também um instrumento de promoção e divulgação do Núcleo Regional do Centro, para além de constituir um meio de comunicação e interacção com os associados e outras entidades desta região.

O primeiro número do Vozes do Centro é dedicado à temática do Trabalho em Rede tendo em conta o trabalho desenvolvido na REAPN em geral, e em cada um dos seus Núcleo Distritais, em específico, apresentando algumas experiências de trabalho em rede e artigos científicos sobre o tema.

O Boletim será distribuído gratuitamente pelos Associados da REAPN e outras entidades. Caso deseje recebe-lo deverá contactar os Núcleos Distritais.

Para que este novo instrumento de comunicação seja assumido como pertença de todos e venha a corresponder às reais necessidades dos associados da REAPN da Região Centro, convidamo-los a deixar os vossos comentários, sugestões e opiniões – assim como as vossas participações ao nível de textos e outras informações – junto dos respectivos Núcleos Distritais ou neste blog.