Vozes do Centro

Na intervenção social é preciso, hoje mais que nunca, inovar e ousar com criatividade, para se chegar mais longe e ao mesmo tempo mais perto de cada pessoa, de cada instituição, de cada grupo. O Núcleo Regional do Centro da REAPN surge como um “esforço” em congregar acções que levem ao desenvolvimento sustentado de toda a Região onde os seis núcleos distritais da Rede Europeia Anti-Pobreza / Portugal desenvolvem a sua intervenção.

terça-feira, 21 de março de 2006

Núcleo da Guarda promove Workshop sobre Candidaturas

Na sequência do sucesso alcançado com a realização do Workshop sobre as candidaturas, o Núcleo Distrital da Guarda da REAPN está a organizar um segundo Workshop sobre “Como elaborar uma candidatura/projecto”, que se irá realizar nos dias 30 e 31 de Março (quinta e sexta-feira), a partir das 09h30, no Auditório do Centro de Emprego e Formação Profissional da Guarda.
Este Workshop é dirigido a técnicos e dirigentes das instituições de apoio social. As inscrições são limitadas a 25 participantes e deverão ser realizadas até 27 de Março, através dos contactos do Núcleo da Guarda, com o respectivo pagamento.

Feira Social da Região Centro

Os Núcleos Distritais de Coimbra, Leiria e Santarém da Rede Europeia Anti- Pobreza/ Portugal irão promover uma Feira Social da Região Centro, subordinada ao tema “A Cidadania: um caminho para a solidariedade”, que decorrerá nos dias 6, 7 e 8 de Abril, no Parque Municipal de Exposições da Marinha Grande.

A Feira Social 2006, que conta com o apoio da Câmara Municipal da Marinha Grande, pretende contribuir para a credibilização e dignificação do trabalho social, para a promoção do espírito de equipa e trabalho em rede (que se pretende contínuo e alargado) e para o intercâmbio de experiências e metodologias de trabalho entre as instituições participantes.
A promoção da participação dos públicos socialmente desfavorecidos e a divulgação dos trabalhos/projectos desenvolvidos pelas Instituições de Solidariedade Social e Redes Sociais da região, são também objectivos deste encontro.

Durante três dias haverá espaços de exposição, debate, animação e cultura, onde a apresentação e exposição de projectos, trabalhos e venda de produtos, serão o mote da mostra.
Iniciando com o seminário subordinado ao tema “As políticas Sociais em Portugal: O que são? Como estão? Para onde vão?”, que contará com a presença de peritos e investigadores da área da pobreza e exclusão social, a Feira Social contará, ainda, com quatro workshops temáticos que se esperam participados e animados.
Para animar a mostra, estarão presentes grupos de teatro, dança e música, havendo ainda um espaço para jogos, que serão dinamizados pelos utentes das instituições de solidariedade social. Durante todo o período da feira, estarão presentes algumas unidades móveis que farão rastreios à população.

Com esta mostra a REAPN pretende transformar a pobreza e a exclusão social em “arte pública”.

quinta-feira, 9 de março de 2006

Bem sei que este blog pretende ser um blog do Núcleo Regional do Centro da REAPN mas o que nos une é mesmo a Rede Europeia Anti_pobreza / Portugal, organzação sedeada no Porto.

Por isso, gostaria de vos dar um link sobre que tem fotos bontitas e alguma informação interessante sobre a Invicta.
http://cidadesurpreendente.blogspot.com